Entrar

Publicidade

Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra é um município da Serra Catarinense onde o turismo tem fundamental importância devidos às belezas naturais que norteiam seus limites territoriais. 

Capital das águas!

Bom Jardim da Serra está localizada no topo da formosa Serra do Rio do Rastro, que por sua vez, detém o título de estrada mais incrível do Brasil.

Também conhecida como Capital das Águas, a cidade ostenta o invejável número de 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura, e nada menos que 14 rios nascem no território e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro do próprio município.

Bom Jardim da Serra também é terra que abriga cânions grandiosos como o do cânion do Funil, o das Laranjeiras, o da Ronda e o Cânion do Portal. Saiba mais sobre cada um deles na continuação dos atrativos turísticos.

Serra do Rio do Rastro
Serra do Rio do Rastro (Foto: Germano Schüür)

Há tantas belezas nessa terra que soou absolutamente natural quando começaram a chamá-la de jardim. Com o tempo, o apelido deu origem ao novo nome da cidade, que substituiu o antigo, Cambajuva. Hoje, Bom Jardim da Serra é conhecida como “Capital das Águas” pois há no município 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura e nada menos que 14 rios nascem no território e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro do próprio município.

O surgimento da cidade remonta a 1870, com a chegada da família do gaúcho Manoel Pinto Ribeiro e coube a estes primeiros colonizadores abrir uma trilha em direção ao litoral, que ficou conhecida inicialmente como Serra do Doze – só mais tarde passou a ser chamada de Serra do Rio do Rastro. Por influência dos colonizadores, ancestrais de boa parte dos mais de 4.500 moradores, Bom Jardim da Serra é um dos municípios catarinenses em que as tradições gaúchas são preservadas com mais afinco até hoje.

Vislumbrar as magníficas curvas da Serra do Rio do Rastro a partir do mirante é uma imagem inesquecível. A proximidade com esta famosa entrada leva Bom Jardim da Serra a ser conhecida como o portal da Serra Catarinense,e a cidade, que pode ser considerada uma síntese das maravilhas que o visitante encontrará dali em diante, faz as honras com muito orgulho.

A Serra Catarinense

Cenário com lindos campos, lagos e águas cristalinas, a região serrana é uma bela paisagem pra quem decide subir a Serra do Rio do Rastro e admirar a neve no inverno. Por ter sido colonizada por tropeiros, possui hoje uma forte cultura gaúcha que nos leva a saborear um bom churrasco com arroz campeiro ou ainda as delícias feitas com pinhão nos hotéis com infraestrutura ideal para o turismo rural.

Cachoeira da Barrinha - Bom Jardim da Serra
Cachoeira da Barrinha / Bom Jardim da Serra/SC (Foto: flickr.com/nandoandrade)

Atrativos turísticos de Bom Jardim da Serra Conhecida como Capital das Águas, o município possui o belo número de 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura, e nada menos que 14 rios nascem no território e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro do próprio município.