Entrar

Cambará do Sul

Cambará do Sul – Encontre hospedagem (hotéis, pousadas, camping e hostel) gastronomia, serviços e operadoras de turismo para passeios na Terra dos Cânions.

Com a expansão de estruturas devido a concessão dos parques para a iniciativa privada, Cambará do Sul prepara-se para vivenciar um grande salto turístico e consequentemente, econômico para o município.

 

Publicidade

Slide banner capa inicio cel e1616592525509 transparent banner capa inicio cel 1 e1616592491853 Slide 1 morada%20da%20serra%20cel

A acolhedora Terra dos Cânions

Cambará do Sul é uma pitoresca cidade do interior do Rio Grande do Sul, está localizada na região dos Aparados da Serra, divisa com estado de Santa Catarina a uma altitude de 930 metros a cima do nível do mar. Pela altitude e localização está entre as cidades mais frias do Brasil com temperaturas frequentemente abaixo de zero no inverno.

Leva o título de Terra dos Cânions por comportar alguns dos mais famosos cânions dos Aparados da Serra como o do Itainmezinho no Parque Nacional dos Aparados da Serra e o cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral.

Cambará do Sul - Aparados
Pórtico de Cambará do Sul

Sua população é de pouco mais de 7.000 mil habitantes e atualmente sua base econômica é a agricultura, agropecuária, apicultura e turismo (este atualmente com mais de 250 mil turistas ano, número que dentro de estimativas, irá aumentar em quatro vezes após os projetos que acompanham a concessão estiverem em operação).

A cidade mantém viva as tradições da cultura gaúcha assim como suas lendas, sendo a mais famosa a Lenda do Gritador, que durante as noites apavora os desavisados com seus gritos.

A natureza exuberante é o grande cenário desta terra deslumbrante. Cambará do Sul abriga em seus limites municipais, dois dos canyons mais famosos do complexo de escarpas da região.

Além das diversas atrações naturais, o clima de montanha e a generosa hospitalidade do povo serrano, fazem desta cidade um lugar gostoso onde todos querem estar e é um dos destinos mais procurados por turistas e equipes de filmagens por suas belas paisagens.

Cambará do Sul

Atrativos turísticos de Cambará do Sul Cambará do Sul é notoriamente conhecida como cidade que abriga os mais famosos canyons entre os 32 imponentes eventos geológicos na região.

Canyon Fortaleza

O imponente Cânion Fortaleza é considerado um dos mais exuberantes da região dos Aparados da Serra, e é fácil entender a origem do seu nome devido aos seus paredões parecem uma grande muralha que brota da terra.
Possui 7,5 km de extensão, 2.000 metros de largura e uma altitude de 1.240 metros acima do nível do mar e está localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul.

As principais trilhas são:

Trilha estacionamento

Trilha leve na borda do Fortaleza na qual é possível avistar 45% do cânion. Apesar do acesso ser fácil a vista é linda e recompensadora.
Percurso: 1km de ida e volta
Nível: Leve

Trilha do Mirante

Trilha cujo o caminho de 1,5 km leva a uma das paisagens mais lindas do Brasil. Chegando ao topo do mirante é possível ver toda a extensão do cânion com seus 7,5 km e suas paredes mais profundas de 900 metros de altura e em dias claros nos possibilita avistar o litoral, a cidade de Torres, o planalto, a encosta e a planície catarinense.
Percurso: 3km de ida e volta
Nível: Leve a moderada

Trilha da Pedra do Segredo com Cachoeira do Tigre Preto

Uma trilha linda da qual é feita a travessia sobre o rio segredo para avistarmos a Cachoeira do Tigre Preto e após mais uma caminhada chegamos na Pedra do Segredo. Um bloco com 5mts de altura e com aproximadamente 5 toneladas sustentada em uma base de 50cm.
Percurso: 1,5km de ida e volta
Nível: Leve a moderada

Horário de visitação:

De quarta à segunda: Das 8h às 17h

Valor de ingresso

A visitação é gratuita

Estrutura

O parque não possui nenhum tipo de estrutura (leve lanche e água)

Animais de estimação

Não é permitida a entrada

Canyon Itaimbezinho

O cânion Itaimbezinho é uma formação rochosa grandiosa e está localizado no Parque Nacional Aparados da Serra.

Os paredões se estendem por 5,8km de comprimento e 720m de altura e em seu interior corre o Rio do Boi em direção ao mar.

Estima-se que o local tenha sido formado há mais de 130 milhões de anos, devido a movimentações das placas tectônicas e erupções de magma basáltico. Após a sedimentação das rochas, a natureza se encarregou de criar um ecossistema diversificado, que inclui espécies da Mata Atlântica e da Floresta de Araucárias.

O nome “Itaimbezinho” tem origem tupi-guarani. “Ita” significa “pedra” e “Ai be”, afiada.

Canyon Itaimbezinho é um passeio para toda a família, pois é possível observar o canyion com pouca caminhada com trilhas de nível leve para idosos, crianças e pessoas com deficiência física.

Em dias quentes a probabilidade de conseguir ver o canyon é maior nas primeiras horas do dia, quando as temperaturas estão mais amenas.

As principais trilhas são:

Trilha do Vértice

Trilha leve com 1,5 km (ida e volta) pela borda do cânion onde é possível visualizar 45 % do cânion pelo seu início e duas cachoeiras de frente Andorinhas e Véu de Noivas.

Trilha do Cotovelo

Trilha leve com 6 Km (ida e volta) entre mata nativa e borda de cânion. Ao final da caminhada avistamos com amplitude aproximadamente 75 % dos paredões que chega a medir 720 metros de profundidade.

Trilha do Rio do Boi

O Rio do Boi fica no interior do Cânion Itaimbezinho e é a trilha de aventura mais pesada e difícil dos Aparados da Serra.

Visualizamos Cachoeira Leite Moça, Braço Forte e a Cachoeira Verde e no final da trilha, chegamos no Portal do Rio do Boi com paredões rochosos de 720 metros de altura.

No trajeto são feitas várias travessias de rios (cerca de 20 vezes) e caminhadas sobre pedras no leito do rio.

É uma atividade de aventura de longa duração, com cerca de 7 horas com percurso de 16 km (ida e volta) de caminhadas dentro do Cânion.

Horário de visitação:

De terça à domingo: Das 8h às 17h

Valor de ingresso

A visitação é gratuita

Estrutura

O parque não possui trilhas demarcadas e banaheiro (leve lanche e água)

Animais de estimação

Não é permitida a entrada

Lageado das Margaridas

lageado das margaridas - aparados da serra

Distante apenas 12 km do centro de Cambará do Sul, o Lajeado da Margarida é um recanto para visitantes. Formado pelo Rio Camisas, o Lajeado apresenta mais de 50 metros de extensão. No inverno a paisagem é contemplativa, no verão além de apreciar a beleza natural o visitante tem o privilégio de aproveitar as pequenas quedas d´água e as piscinas naturais.

No local é possível acampar (camping selvagem), realizar caminhadas, tomar banho e fazer passeios a cavalo (consultar serviços).

 

Cachoeira do Tio França

cachoeira do Tio frança - Aparados

Trilha Cachoeira do Tio França – Localizada a 3 Km da cidade de Cambará do Sul, é onde o arroio Campo Bom despenca para formar uma das várias cachoeiras da região. A trilha apresenta 3 Km de extensão (ida e volta) e não apresenta nenhum grau de dificuldade.