Entrar

São Francisco de Paula

São Francisco de Paula, terra de coxilhas e capões, dos rios lajeados, das exuberantes araucárias com seus pinhões. Terra de gente hospitaleira e boa de prosa, estampa genuína do povo gaúcho.
Sim… São Chico é terra boa!

Publicidade

Apesar de popularmente ser mais conhecida dentro da Região das Hortênsias, São Francisco de Paula entra em nossas páginas, pois geograficamente é parte legítima das escarpas que compõem o aglomerado dos grandes cânions, que se estendem do estado do Rio Grande do Sul até Santa Catarina. Isso coloca o município em uma confortável e diferenciada condição, pois é certo dizer que turisticamente São Chico é Campos de Cima da Serra, Região das Hortênsias e também Aparados da Serra em uma só terra.

sao-francisco-de-paula

Mas não fica só nisso, São Francisco de Paula possui um grande número de atrativos únicos que fará você querer conhecer e sempre voltar. O município ainda é um dos maiores em extensão de área do estado gaúcho, apesar de já ter sido muito maior. Até a década de 1940 o município de São Marcos e as localidades de Fazenda Souza, Vila Seca, Criúva e Vila Oliva pertenciam a São Francisco de Paula. A partir daí, passaram a pertencer a Caxias do Sul. Cambará do Sul, emancipada em 1963, e Jaquirana, emancipada em 1987, também pertenceram a São Chico, como é carinhosamente chamado o município de São Francisco de Paula.

Cavalinho Branco
Hotel Cavalinho Branco, antigo prédio as margens do lago São Bernardo

Durante o dia a cidade apresenta variadas opções de comércio e serviços, oferecendo ótimas opções para compras e alimentação. A noite não deixa por menos, ambientes aconchegantes bares e restaurantes icônicos na serra gaúcha podem ser apreciados. Não deixe de ter esta experiência!

Lago São Bernardo
Lago São Bernardo - Cartão postal de São Francisco de Paula
aparados.com .br 2 e1619004126124
Av. Júlio de Castilhos no centro da cidade
aparados.com .br 6 e1619003829101
Livraria Miragem - Uma das mais bonitas do Brasil