Entrar

São José dos Ausentes

Com o menor número populacional entre os municípios que compõem a região dos Aparados da Serra, São José dos Ausentes não deixa por menos em belezas naturais, é sinônimo de um turismo farto e  diferenciado.

Publicidade

Ausentes - A rústica e charmosa terra do frio

Com seguidos picos anuais de temperaturas negativas, Ausentes como é popularmente chamada, é uma das cidades mais frias do Brasil, o que por vezes deslumbra incríveis imagens de fortes geadas ou até mesmo dias favoráveis para formação de neve.

São José dos Ausentes - Aparados da Serra
Foto: Gui Becker

Seus cenários rústicos já serviram de inspiração para diversas gravações de séries, filmes e novelas em emissoras brasileiras.

Entre o relevo do município, São José dos Ausentes também abriga os canyons da Boa Vista, Cruzinha e Rocinha

Ausentes também ostenta em seus limites o ponto mais alto do estado do Rio Grande do Sul, com 1.403m de altitude, o Pico do Monte Negro é um lugar que pode ser observado em visita ao Canyon Monte Negro.

Pico Monte Negro Rio Grande do Sul

Foto: Rodrigo Alexandre Geyer Kaspary 

Na cidade, a viração da costa ou cerração é fenômeno quase diário e na riqueza de seu manancial hídrico, brotam as nascentes do Rio das Contas e do Rio das Antas, afluentes na formação das bacias do Guaíba e Uruguai.
Além disso, com rios propícios para a prática da pesca esportiva (fly fishing), o município é muito procurado pelos amantes desta modalidade de esporte ao ar livre, no ambiente natural da cobiçada truta arco-íris.

Ainda falando em rios, não podemos deixar de ressaltar um dos encantos locais, o desnível dos rios. Uma raríssima proximidade entre dois diferentes rios, o Rio Silveira e o Rio Divisa com um desnível de 18 metros entre ambos (foto a baixo).
Localiza-se na Fazenda Potreirinhos, no 2º distrito do município, a 32km da sede, com acesso pela estrada geral Silveira. Para sua melhor contemplação, é necessária uma pequena caminhada de 10 minutos da fazenda, onde se faz  a travessia em parte rasa do rio Silveira e logo depois a subida em um pequeno morro.

Desnivel dos rios
Foto: Rodrigo Alexandre Geyer Kaspary 

Toda a Região dos Aparados da Serra tem uma paisagem local caracterizada pelos belos e imponentes pinheiros de Araucárias, e em São José dos Ausentes estas magníficas árvores representam nos passar ainda mais intensidade em contraste sobre o vasto relevo de coxilhas.
Relevo este que foi por muito tempo, caminho para tropeiros que transportavam em seus muares, gêneros em direção a estados como São Paulo e Minas Gerais. Também foi destino de jesuítas fugidos da Região das Missões.

Aparados da Serra aparados.com.br

Localizada no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, com uma população de pouco mais de 3.500 habitantes (2020) e estando a 1403 metros do nível do mar, a cidade é conhecida pela hospitalidade com que recebe o público turista… Então não perca tempo, faça as suas escolhas nos ícones de  sugestões a cima e reserve o seu passeio por São José dos Ausentes.

Cânion Monte Negro em São José dos AusentesCânion Monte Negro em São José dos Ausentes

Foto: Walkiria

Como os Parques Nacionais não permitem a entrada de animais domésticos nas Unidades de Conservação, com isto surgiu o mais belo passeio na região dos Aparados feito no ponto mais alto do Rio Grande do Sul, a famosa cavalgada pelos campos de São José dos Ausentes.

indice

Foto: Levi Ferreira